Alunos da 4ª série da escola Maria Izabel Falcheto visitam Museu Ferroviário da Vale

Para concluir os estudos sobre o nosso estado - Espírito Santo, os alunos da 4ª série visitaram o Museu Ferroviário da Vale, que fica na antiga Estação Pedro Nolasco, em Vila Velha.

O prédio da antiga estação abriga, desde 1998, o Museu Ferroviário. Nele está em exposição uma maquete de 34m⊃2; de área construída, que mostra todo o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas e o processo de extração e transporte do minério. A sala da maquete foi à alegria dos alunos.

Outro item importante do acervo do museu é a locomotiva a vapor de 1945 - uma das últimas Maria Fumaça comprada pela empresa. Ela foi restaurada e está exposta no pátio externo da estação, como que pronta para partir. Além da locomotiva, fazem parte do conjunto dois vagões de passageiros, de madeira, completamente restaurados, no qual os alunos puderam entrar e fazer uma viagem imaginária.

Além do acervo, das exposições e da bela paisagem da baía de Vitória, o espaço é uma volta ao passado do nosso estado através da arte em peças e fotografias.

Publicado em segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atualizado em segunda-feira, 19 de dezembro de 2011