Secretária Municipal de Saúde participa de encontro estadual para discutir política de controle de cães e gatos

No inicio do mês de dezembro, a Secretária Municipal de Saúde Alcione Boldrini Monechi e o Coordenador da Vigilância Sanitária do município João Pedro Gotardo Gurgel estiveram participando de um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com outros órgãos, para discutirem a formulação de uma política estadual de controle populacional de cães e gatos.

Atualmente há aproximadamente 586 mil cachorros e gatos no Espírito Santo. Segundo o Ministério da Saúde (MS), estima-se que 20% desse total sejam animais errantes (em torno de 117 mil). Muitos destes podem representar perigo para a saúde humana com a transmissão de zoonoses (doenças que podem passar de animais para seres humanos), como a raiva e leishmaniose visceral, entre outras.

Diante disso, a Sesa está conduzindo a implantação de uma política de controle populacional de animais baseada na castração. Há outros métodos, mas este agiria diretamente na origem do problema, afirma o coordenador do Programa de Controle de Raiva da Sesa, Marcos Antônio da Cunha.

Durante o encontro, os participantes debateram e ouviram profissionais de São Paulo e Minas Gerais, estados onde já existem iniciativas como esta. No Espírito Santo, Guarapari também realiza um projeto pioneiro. A coordenação do Programa de Raiva da Sesa espera trazer este assunto à tona para que tenha adesão dos municípios capixabas. “Queremos fazer uma política para que seja sustentável e possível de ser executada pelos 78 municípios”, ressalta o coordenador, lembrando que os centros de controle de zoonoses municipais são os responsáveis pelas ações de campo.

Para o município de Marilândia, algumas ações têm sido estudadas para solucionar o problema. “A Secretaria Municipal de Saúde de Marilândia, junto com a administração pública está tomando as devidas providencias e propostas para que em 2012 seja adotada a castração e a guarda responsável desses animais, no município”, afirmou Alcione Boldrini.

Informações: Governo do Estado do ESpírito Santo

Publicado em terça-feira, 13 de dezembro de 2011