Secretária Municipal de Marilândia participa de II Seminário Estadual de Consórcios Públicos

Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde, Alcione Boldrini Monechi, esteve participando do II Seminário Estadual de Consórcios Públicos realizado em Joinville, SC. Dentre todos os temas abordados durante o evento, o que chamou mais a atenção da Secretária foi à fala do prefeito de Maringá/PR, Silvio Magalhães Barros II que durante sua palestra fez as seguintes indagações: “Qual setor que coloca mais dinheiro e qual setor que tem mais reclamações? A Saúde. Nunca vai ter dinheiro suficiente enquanto não trabalhar o equilíbrio entre os direitos universais e os deveres dos cidadãos (responsabilidade do individuo)”, afirmou o palestrante. A Secretaria concorda plenamente com essas indagações.

O Consórcio em Marilândia está atuando também em média complexidade e exames como, por exemplo, endoscopia, seria de responsabilidade do estado e não do município, mesmo assim o governo municipal vem aplicando recursos próprios na oferta desses exames.

O município de Marilândia é credenciado desde março 2010 ao Consórcio CIM NOROESTE. O consórcio público da região Noroeste é uma parceria formada por 13 municípios que visa discutir formas de promover o desenvolvimento regional e ofertar exames e consultas especializadas à população.

O consórcio foi uma prioridade da atual administração e vem contribuindo com a diminuição da fila de espera de exames de média e alta complexidade e consultas especializadas. “Esse ano a demanda foi enorme, nunca se gastou tanto com recursos próprios. Exames como a endocospia, por exemplo, praticamente conseguimos zerar”, afirma a Secretária.

Na foto: a Secretária Municipal Alcione Boldrini Monechi, entre autoridades e o palestrante Dr. Marcelo Harger, advogado, doutor em direito pela PUC/SP

Publicado em segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Atualizado em segunda-feira, 12 de dezembro de 2011