Capixabas comemoram safra recorde de café no Espírito Santo

O prefeito de Marilândia, Geder Camata, e o Secretario de Agricultura do município, Alexandre Drago Neto, participaram nesta quinta-feira (17) de uma solenidade em comemoração a maior safra de café da história do Espírito Santo, uma ação realizada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Em 2011, foram colhidos 11,5 milhões de sacas, o que representa 27% da safra nacional. Mesmo ocupando menos de 0,5% do território brasileiro, o Espírito Santo teve a maior produtividade média de café do Brasil, batendo recorde de produção no Estado.

Segundo dados da safra 2011/2012, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cafeicultura capixaba atingiu a maior produtividade, passando na frente de todos os estados brasileiros. “Nunca havíamos registrado uma safra deste porte no Estado, nossa produtividade média foi de 25,5 sacas por hectare, superior à média nacional, que foi de 22 sacas por hectare. Este ano entra na história capixaba, com o alcance das maiores produtividades já registradas para o café conilon e o arábica”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, do vice Givaldo Vieira, deputados, autoridades, cafeicultores, empresários, trabalhadores da cadeia produtiva e também da dupla Ataíde e Alexandre que fizeram uma música especialmente para falar sobre a qualidade do café colhido no Espírito Santo.

Publicado em sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Atualizado em sexta-feira, 18 de novembro de 2011