Prefeito e Governador inauguram obra do 'Caminhos do Campo' e entregam equipamentos em Marilândia.

Aperfeiçoar a educação dos jovens agricultores, abrir caminhos e estimular a produção do campo no município de Marilândia. Foi com esse objetivo que o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), inaugurou mais um trecho do Programa Caminhos do Campo, entregou um kit digital e multimídia e equipamentos para implantação de um laboratório na Escola Família Agrícola do município, uma motoniveladora e 11 mil caixas de comercialização aos produtores do Pólo de Manga.

A solenidade, realizada no último sábado (22) no distrito de Alto Liberdade, contou com as presenças do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do prefeito, Geder Camata, dentre outras autoridades, além de reunir centenas de pessoas, entre moradores da região, lideranças comunitárias e religiosas. “É uma alegria ver como uma obra pode mudar a vida das pessoas e trazer qualidade de vida a todos. E nossa função, do Governo do Estado, é levar felicidade às pessoas, reduzindo as desigualdades das nossas regiões, levando oportunidades para a população”, destacou o governador.

Caminhos do Campo

Na estrada, de 5,226 quilômetros, que liga a sede do município de Marilândia ao distrito de Alto Liberdade foram investidos R$ 2.803.769,04. Ao todo, 200 famílias estão sendo beneficiadas pela rodovia que agilizará o escoamento de produtos como: café, banana, mamão, manga, eucalipto, rochas, cacau, bovinos.

Com sinalização adequada, esse trecho possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região, além de garantir ao produtor mais agilidade no transporte e melhora na infraestrutura de acesso ao local. Além disso, oferece uma via segura a todos que desejam conhecer o local ou precisam passar pela comunidade.

Escola Família Agrícola

Durante a visita à Escola Família Agrícola de Marilândia o governador Renato Casagrande assinou um termo de concessão de uso do kit digital multimídia, que é parte do projeto ‘Arte do Saber’ e integra o programa ‘Valorização da Juventude Rural’. Esse repasse tem o objetivo de fortalecer a escola e levar o aprendizado de informática e da utilização da internet para a comunidade.

Caixas para comercialização

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de manga no Noroeste do Espirito Santo, foram entregues 11 mil caixas plásticas “tipo hortifruti” para transporte de frutas. Para o secretário de Agricultura de Marilândia, Alexandre Drago Neto, as caixas vão beneficiar a produção, pois não haverá perda da fruta. “Agradecemos muito ao governador por essa conquista, que é da população”, disse o secretário.

Máquina

Com o objetivo de conservar estradas rurais e vias urbanas, o Governo do Espírito Santo também entregou uma motoniveladora, popularmente conhecida como patrol, para compor o quadro da patrulha mecanizada da Prefeitura de Marilândia. O investimento foi de R$ 434 mil, com verba oriunda de emenda parlamentar.

Para o prefeito Geder Camata, essa máquina será de muita utilidade aos produtores rurais. “A motoniveladora servirá para nivelar as estradas por onde passam os produtos e trafegam os moradores e beneficiará 30 comunidades diretamente”, afirmou o prefeito.

Publicado em terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atualizado em terça-feira, 25 de outubro de 2011