Diretor do SAAE de Marilândia participa de reunião sobre construção de Centro de Referência em Saneamento

A Superintendência Estadual da Funasa no Espírito Santo (Suest-ES), apresentou na manhã desta terça-feira, o projeto arquitetônico para construção do Centro de Referência em Saneamento Ambiental em Colatina. Além do projeto de engenharia, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) já disponibilizou também R$ 2,1 milhões para execução da obra, que tem previsão de ser licitada até o final deste ano.
            Estiveram presentes no evento o superintendente estadual da Funasa, Nilton José de Andrade, o arquiteto da Funasa Nacional, Márcio Nascimento de Oliveira, o administrador da Funasa-ES, Leonis Sperandio, o presidente regional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento),Paulo de Tasso Ávila de Oliveira, prefeitos, o representante do SAAE de Marilândia, Edmilson Magnago e representantes dos SAAEs de Colatina, Itaguaçu, Itarana, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Guaçui, Rio Bananal, Ibiraçu, Iconha, João Neiva, Aracruz, Jaguaré, Sooretama, Alegre, São Mateus e Mimoso do Sul.
            A estrutura a ser construída será a futura sede do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (Cisabes), formado pelos 25 municípios onde a gestão das ações de saneamento básico é de responsabilidade dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE), beneficiando mais de 861 mil capixabas.
            O Centro de Referência contará com o que há de mais moderno em equipamentos para controle da qualidade da água para consumo humano, análise de efluentes provenientes do tratamento de esgoto e microbiologia. Além disso, os municípios vão dispor de um centro de treinamento para técnicos e servidores, possibilitando a capacitação profissional na área de saneamento e, consequentemente, melhorando ainda mais os serviços prestados a população.
             “Com a formação do Consórcio, os municípios passam, por exemplo, a ter oportunidade de, em conjunto, viabilizar apoio para elaboração de projetos de engenharia e pleitear financiamentos para obras de saneamento com baixo custo”, disse o superintendente estadual da Funasa, Nilton Andrade.

Publicado em terça-feira, 04 de outubro de 2011

Atualizado em terça-feira, 04 de outubro de 2011