Audiência Pública: população quer mais segurança na BR 259

Na última quinta feira o Prefeito de Marilândia Geder Camata esteve presente na Audiência pública realizada pelo DNIT em Colatina onde foi anunciado que a BR 259 receberá R$ 40 milhões de investimentos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), a partir deste ano. O anúncio foi feito pelo superintendente do Dnit, Halpher Luiggi Mônaco Rosa, que afirmou ainda que serão instalados quatro redutores eletrônicos de velocidade, além de várias intervenções e melhorias nos trechos mais críticos da rodovia.

Um dos redutores será no km 12, próximo ao distrito de Acioli, em João Neiva, local com o maior índice de acidentes na BR 259, de acordo com o Dnit. Os outros três ficarão em Colatina: um no km 32, no distrito de Baunilha; um no km 34, conhecido como curva do Cassani; e o terceiro no km 57, no bairro Colúmbia. O superintendente disse, ainda, que depois de instalado o redutor no bairro Colúmbia, os quebra-molas do local serão eliminados.

Já para o km 28, no distrito de Baunilha, há ações a curto e longo prazo. "Vamos melhorar o pavimento e a sinalização noturna. Além disso, vamos retirar o quebra-mola do local". Também haverá uma equipe de prontidão 24 horas na obra.
Conforme Halpher, a construção de uma ponte é uma das opções em análise para a BR. O projeto deve ficar pronto até o final do ano e a licitação para a obra será em 2012.

Reivindicações
Empresários, políticos e líderes comunitários cobraram soluções para alguns trechos. O campus do Ifes, no distrito de Itapina, em Colatina, é um desses. Halpher prometeu enviar um engenheiro para analisar o local e saber se um redutor eletrônico de velocidade resolveria o problema.
Já a 2ª ponte de Colatina e outra na estrada para Baixo Guandu estão incluídas em um projeto nacional de recuperação de pontes.

Informações: (Viviane Carneiro)

Publicado em quarta-feira, 21 de setembro de 2011