A EMEIEF “PADRE LUIZ DA GRÔ PROMOVE VIAGEM EDUCATIVA

No dia 24/08/2011 a EMEIEF “Padre Luiz da Grã” juntamente com a Secretaria de Educação de Marilândia, SEMED promoveram uma viagem com os alunos de 5ª e 6ª Séries do Ensino Fundamental, ao Museu Ferroviário da Vale que fica na antiga Estação Pedro Nolasco, em Vila Velha-ES.
      Os alunos visitaram o acervo permanente composto de vários objetos preservados para a memória da história da EFVM: peças, fotografias, documentos e tantos outros artigos, que mostram hoje o que foi vivido há muito tempo, a maior maquete ferroviária do Brasil, com 34m⊃2; que permite visualizar todo o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o Painel Interativo que explica o circuito de extração, carregamento, descarregamento, processamento e transporte do minério de ferro atualmente e a velha Maria Fumaça, uma locomotiva a vapor que se encontra no pátio do Museu da Vale. Acompanhados por uma auxiliar do Programa Educativo.
        No retorno, a Escola visitou o Parque Municipal Pedra da Cebola, em Vitória, constituído de vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves e possui uma área que é utilizada em parte para prática de atividades esportivas, além de um centro de Educação Ambiental.
        Foi uma oportunidade de conhecimento para os alunos, pois foram informados sobre vários aspectos até então desconhecidos por eles e propiciou entre outros o significado do nome “Pedra da Cebola”, visto que é uma grande rocha esculpida pela natureza que repousa sobre outra; devido seu comportamento geológico, se “descama” de maneira similar as palhas de uma cebola.
         A viagem permitiu aos alunos conhecerem a localização do Porto de Vitória, do aeroporto e da praia de Camburi, também foi um momento de lazer, participação e interação entre os alunos.

Publicado em segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atualizado em segunda-feira, 19 de setembro de 2011