Dia da Família na Escola é comemorado em Marilândia

Durante toda a semana, as escolas municipais de Marilândia comemoraram o Dia da Família na Escola, que é comemorado no município, no dia 15 de setembro. A data é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Marilândia, em consonância com as metas estabelecidas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, em busca da melhoria da qualidade do ensino, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental.

O primeiro Dia Nacional da Família na Escola ocorreu em 24 de abril de 2001. A proposta surgiu após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB), que mostraram melhorias nas notas e diminuição da evasão escolar de alunos cujos pais acompanhavam seu desenvolvimento nas aulas.

O Ministério da Educação, idealista da campanha tem incentivado as escolas a criarem associações de pais e mestres visto que pesquisas mostram que as escolas que contam com essa participação, onde há troca de informações com os pais e os professores, os alunos absorvem mais conteúdos e melhoram o aproveitamento escolar, pois quanto maior o envolvimento dos pais, o aluno ganha segurança, auto-estima e melhores notas.

Este ano a programação no município contou com palestras com o Doutor em Educação, Reginaldo Célio Sobrinho, com a Psicóloga, Claudia de Aquino, além de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, apresentações culturais e outras atividades.

Segundo a Secretária de Educação Municipal, Vera Dadalto Pissimilio o objetivo da data é aproximar, pais, alunos e escola. “Nosso principal objetivo é fortalecer e aprofundar a relação escola e família. Com isso aproximamos a família das ações pedagógicas construindo uma relação de co responsabilidade que sustente e apóie a aprendizagem do aluno”, afirma Vera.

Publicado em sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Atualizado em sexta-feira, 16 de setembro de 2011