Estratégia Saúde da Família de Marilândia atinge 100% do município

A Prefeitura de Marilândia, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SEMUS), vem trabalhando sempre com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para a população. Buscando oferecer um atendimento de saúde de qualidade a SEMUS conta com a Estratégia Saúde da Família (ESF).

A ESF busca promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde da família. Essas ações são feitas por meio de equipes multiprofissionais, (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário) na unidade de saúde ou nos domicílios.

O município possui quatro equipes de saúde da família atingindo uma cobertura de 100% da população. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de pessoas, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde das comunidades.

Um dos grandes diferenciais do trabalho do município é a presença de duas nutricionistas, duas fisioterapeutas e uma fonoaudióloga que dão suporte as necessidades dos indivíduos atendidos pelas equipes de ESF.

Nos últimos oito meses foram realizadas 7.826 consultas médicas, 1.563 consultas de puericultura (atendimento a crianças até dois anos), 558 consultas de pré natal, e 9.949 atendimentos dos enfermeiros.

As equipes priorizam o atendimento domiciliar principalmente das pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção. Esse ano foram realizadas 1.081 visitas pelo enfermeiro e 26.901 visitas pelo agente comunitário de Saúde.

Com a chegada de dois novos veículos para a ESF esses números poderão aumentar, visto que a locomoção dos profissionais irá se tornar mais ágil, sendo mais fácil chegar até os domicílios de difícil acesso.

Outra grande expectativa da Secretaria de Saúde é a inauguração da Nova Unidade de Saúde da sede que contará com instalações mais amplas e modernas. Esta nova unidade de saúde terá os mesmos atendimentos e os mesmos profissionais que hoje atuam na ESF da sede, somente com o diferencial de poder prestar um atendimento mais humanizado e de maior qualidade.

Está previsto ainda para este ano um processo seletivo simplificado para a contratação de um novo agente comunitário de saúde, o que irá melhorar a logística de atendimento domiciliar as famílias do município.

Publicado em segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Atualizado em segunda-feira, 05 de setembro de 2011