Dia D da Mancha é sucesso em Marilândia

Na atual realidade do Estado, apesar dos esforços que vem sendo desenvolvido no sentido de informar e divulgar sobre o problema da Hanseníase, ainda assim observa-se problemas decorrente da falta de informação e conscientização da população sobre a doença. Talvez o estigma da doença hanseníase seja a causa principal da baixa detecção de casos.

O Município de Marilândia, no dia 30 de agosto de 2011, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou um dia especial e intenso informando sobre todos os tipos de manchas, Dia D da Mancha, tentando desta forma detectar qualquer tipo de Dermatose e tratar.

O evento foi um sucesso. Teve início as 7:00h e terminou às 12:00 como  previsto. O evento contou com a parceria do Profissional Médico e professor de Dermatologia, Dr. Leonardo Ferreira e mais 21 estudantes do curso de medicina do UNESC.

Houve um comprometimento muito grande por parte de toda a equipe da Saúde, ESF de Patrão-Mór, Sapucaia, Sede I e II, Equipe de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Clínicos e Nutricionistas, motoristas, etc.

Os trabalhos estavam sendo realizados desde o início do mês, nas Unidades de Saúde e escolas Municipais e estaduais do interior e da Sede com palestras e teatros ministrados pelos enfermeiros e agentes comunitários de saúde. Houve, também, divulgação com informações individualizadas. Diante de qualquer situação de mancha, as pessoas eram encaminhadas a comparecer no dia 30 de agosto para consulta. “As nossas expectativas foram superadas, pois foram contabilizados 110 registros de pessoas que passaram por triagem, e foram atendidas”, afirma a coordenadora do programa no município, Valdeth Helena A. dos Santos.

O resultado mostrou uma diversidade muito grande de dermatoses, as quais serão acompanhadas por nossos profissionais Médicos e enfermeiros. Outros foram encaminhados para o serviço de Dermatologista da Regional Colatina e algumas para acompanhamento da própria equipe da UNESC.

Os trabalhos educativos, de sensibilização da população quanto à doença, ainda serão realizados durante todo o mês de setembro pelas equipes de Saúde da Família, nas comunidades mais distantes. “Desde já, agrademos a boa vontade e dedicação de todos os profissionais das equipes de saúde que fizeram com que todos, população e equipe do UNESC, sentissem valorizados e bem acolhidos neste dia”, finalizou Valdeth.

Publicado em segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Atualizado em segunda-feira, 05 de setembro de 2011