48ª turma de Tratamento do Tabagismo realiza confraternização

No dia 02 de agosto teve início a 48ª turma de Tabagismo no Córrego Joaquin Távora onde ao mesmo tempo os clientes já participaram da 1ª sessão do Programa de Controle e Tratamento do Tabagismo. O trabalho só começou devido à observação feita pelo agente de Saúde, Conrado, que observou um grande número de pessoas fumantes, e que ao saberem do programa do Tabagismo se interessaram e solicitaram a Secretaria Municipal de Saúde a inserção da comunidade nas sessões de tratamento.
“Prontamente foi aceito uma vez que vem de encontro ao que pregamos que é levar o programa onde existe o problema”, afirma a Coordenadora do Programa, Valdeth H. A. dos Santos.

Hoje dia 22 foi realizada a 4ª sessão, onde foi realizada uma consulta para avaliação e conduta, com o Médico do Programa Dr. Valdivino Almeida Martins que se deslocou até a Comunidade do Córrego Joaquin Távora, acompanhado da Secretária de Saúde Alcione, da Responsável pela Educação em Saúde Dorinha de C. Jareta e da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Delma.
A consulta ocorreu no espaço ao lado da Igreja Católica da Comunidade e os pacientes receberam ali a medicação de apóio ao tratamento do Tabagismo. Ao final os pacientes realizaram uma confraternização com alimentos doados por eles mesmos uma vez que a intenção era não comprar a ultima cartela de cigarro e sim comprar o alimento da confraternização é simbólico. “Estavam todos muito felizes, pois a maioria já se encontrava não fumando cigarros e já se sentiam beneficiados por terem diminuído e  até mesmo parado com o uso do tabaco”, afirma Valdeth.

Publicado em segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atualizado em segunda-feira, 22 de agosto de 2011