Projeto Campo Limpo chega ao fim e conscientiza agricultores de Marilândia

O ambiente natural vem sofrendo conseqüências drásticas em decorrência de atitudes humanas que trazem sérios danos aos recursos renováveis e não renováveis. Pensando nisso é que surgiu o projeto Campo Limpo, uma campanha de coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas do município de Marilândia.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com outros parceiros, no período de 27 de julho a 08 de agosto de 2011.

O projeto foi desenvolvido durante cinco semanas, e em cada uma delas foi trabalhada uma região com divulgação, reuniões e dia da coleta. O município foi dividido em regiões: Patrimônio do Rádio, Seis Horas, Patrão-Mór, Beira do Rio e Sapucaia. O relatório final mostrou que foram realizadas 14 reuniões sob responsabilidade do INCAPER e atendeu 172 produtores. Foram recolhidas em todo o município, durante cinco dias de coleta, 7.434 embalagens de defensivos agrícolas e 150 kg de restos de produtos com prazo de validade vencido. “O projeto foi considerado um sucesso, a proposta da equipe é que as empresas vendedoras continuem recolhendo e os produtores levem as embalagens até o local indicado, e o IDAF continue fiscalizando as propriedades no sentido de orientar os produtores a efetuar as devoluções”, afirma o Secretário Alexandre Drago.

No dia 12 de agosto, aconteceu no auditório do INCAPER de Marilândia, o encerramento do projeto, onde diversas pessoas envolvidas com a realização estiveram presentes, entre eles, o Prefeito Geder Camata, o Secretário de Agricultura Alexandre Drago Neto, Élio José dos Santos (INCAPER), Weliton Feroni (Apoio Rural), os vereadores, Silvano Dondoni e Tenório Gomes da Silva, servidores municipais, representantes religiosos e demais representantes da sociedade.

A Bióloga do município, Mariana Lorenzoni, fez ainda um alerta aos produtores. “A partir de agora todas as embalagens vazias e restos de agrotóxicos encontrados com prazo de entrega vencido, serão passiveis de fiscalização e possíveis autuações aos proprietários. As embalagens devem ser entregues na loja onde foram adquiridos, que são obrigadas a recebê-las e dar uma destinação final adequada, segundo o IDAF”, afirma Mariana.
Esse projeto foi de conscientização e regularização.

Publicado em terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atualizado em terça-feira, 16 de agosto de 2011