DIA D DA MANCHA EM MARILÂNDIA

A Secretaria Municipal de Saúde de Marilândia estará realizando no dia 30 de Agosto o Dia D da Mancha, data em que se intensificarão as ações para a detecção de Dermatoses e de manchas suspeitas de Hanseníase, doença que ainda constitui em um problema de Saúde Pública que requer uma vigilância contínua. É fácil de diagnosticar, tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves conseqüências para os portadores e seus familiares, pelas lesões que os incapacitam fisicamente.

Na atual realidade do Estado, apesar dos esforços que vêm sendo desenvolvidos em divulgar o problema da hanseníase, ainda assim observa-se problema decorrente da falta de informação e conscientização da população sobre a doença (um pouco mais de 20% dos pacientes tem sido diagnosticado com algum grau de Incapacidade física instalada). Uma das estratégias do Programa Estadual de Hanseníase tem sido a ampla divulgação de sinais e sintomas para toda a população objetivando o diagnóstico precoce, fase da doença onde as incapacidades e seqüelas da mesma são prevenidas.

Segundo a coordenadora do Programa de Hanseníase do município, Valdeth Helena A. dos Santos, para que essa campanha de certo, é necessário trabalho em equipe. “Para realizar um bom trabalho além de contar com as equipes da ESFE (Estratégia da Saúde da Família) do Município; Médicos Enfermeiros (as) agentes de Saúde,  foi solicitado a colaboração do Profissional Médico Professor de Dermatologia e de estudantes de Medicina da Instituição de Ensino UNESC, e  das instituições de Ensino do Município onde é desenvolvido o Programa SABER HANSENÍASE”.  Programa este que as escolas desenvolvem como tema transversal durante todo o ano e intensificando no mês de agosto. O escolar é um público importante nesta divulgação pois leva  informação à sua família, constituindo-se, portanto um lócus privilegiado para a melhoria da consciência sanitária da população.

“PARA SABER MAIS LIGUE 3724 2987 OU PROCURE AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA OU O CENTRO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO”.
A Hanseníase tem cura e o tratamento e os remédios são um direito seu.

DIA D DA MANCHA- 30/08/11 – TERÇA-FEIRA

7:00 às 7:30- Café da Manhã- Equipe de Trabalho e Estudantes da UNESC

7:30 às 7:50- Abertura dos Trabalhos pela Secretária Munic. de Saúde, Alcione B. Monechi.

7:50 às 8:40- Teatro de Fantoche no Pátio da USF Sede I e II- Equipe de ESF de Ssede I e II e informação sobre a doença hanseníase  e CD de Hanseníase.

8:40 às 12:00-Consulta com o Dermatologista de Pacientes que vieram referenciados das USF do Município

8:40 às 12:00- Atendimento com os acadêmicos da UNESC à população com manchas suspeitas, que encaminhará ao Dermatologista conforme necessidade e o referenciará aos:

ENFERMEIROS- Para realização de testes com monofilamento e entrega de medicação caso outras dermatoses.

BIOQUÍMICO- Coleta de Material para exame bacilóscópico. Após resultado retornar ao Dermatologista para conclusão de Diagnóstico e conduta.

FARMACÊUTICO- Distribuição de medicamentos.

Publicado em segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Atualizado em segunda-feira, 15 de agosto de 2011