Projeto “Xadrez Escolar, jogada de mestre”, tem inicio em Marilândia

No dia 02 de agosto teve inicio na Escola Municipal Maria Izabel Falcheto, em Marilândia o projeto de xadrez denominado “Xadrez Escolar, jogada de mestre”. As aulas acontecerão em dias de terça-feira, no turno inverso ao de estudo, envolvendo alunos de 3ª e 4ª séries. Em média, 140 alunos participarão do projeto, autorizados pelas famílias que consideraram uma excelente iniciativa da SEMED, tendo em vista as inúmeras habilidades que poderão ser desenvolvidas pelas crianças por meio do jogo de xadrez.
Para a realização das aulas, a Secretaria de Educação contratou profissional com conhecimento e experiência no jogo de  xadrez. Conhecido como "Tio Careca",  já na primeira aula conquistou seus alunos.
O xadrez é hoje considerado um esporte com características de ciência e também de arte. É fácil perceber que a prática do xadrez é favorável para a formação das crianças e até mesmo dos adolescentes. Trata-se de uma atividade lúdica  que além de propiciar o desenvolvimento da criatividade, é um excelente meio de recreação e de formação do caráter das crianças e dos jovens, estimulando, entre outros, o espírito competitivo e a autoconfiança. “Esperamos que esse projeto contribua para melhorar ainda mais o relacionamento entre nossos alunos, além de promover autoconhecimento,  dando possibilidade de cada aluno progredir segundo seu próprio ritmo. Desejamos que seja um sucesso e que nossos alunos possam realmente participar com entusiasmo e afinco”, afirmou a diretora da escola Sonia Maria Grasse da Costa.
Desenvolver o projeto de xadrez é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que, a princípio, determinou como público alvo os alunos da EMEF “Maria Izabel Falcheto”. Se os resultados forem positivos, possivelmente o projeto contemplará as demais escolas da rede no próximo ano.

Publicado em segunda-feira, 08 de agosto de 2011

Atualizado em segunda-feira, 08 de agosto de 2011