Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha contra Hepatites Virais

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu nas Assembléias a data de 28 de julho como o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS. Desde então houve articulações Estaduais e Municipais com o intuito de desenvolver ações de enfrentamento das hepatites virais.

No município de Marilândia formou-se uma equipe  multidisciplinar, com os seguintes profissionais: Coordenadora da Vigilância epidemiológica: Delma Graci Felipe, Coordenadora do ESF: Giseli Dias, Secretária Municipal de Saúde: Alcione B. Monechi, Farmacêutica  Bioquímica/ Educação em Saúde: Dorinha Jareta Magalhães e o apoio da profissional da Vigilância Sanitária, enfermeira Marília Bravin.
As ações tiveram inicio no município desde o dia 18, mas os trabalhos não envolveram apenas as hepatites. Doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, e Sífilis, também foram foco de discussão, inclusive houve a realização do teste de VDRL para detecção de Sífilis.
O público a ser atingido pela campanha são os trabalhadores do setor moveleiro do município, confecções e armazéns de café.  “A justificativa para se ter optado em trabalhar com esta população vem do fato dessas pessoas terem maior vulnerabilidade, ou seja, tem maior chance de adquirir estas doenças, devido à faixa etária e estarem em idade altamente reprodutiva”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Alcione Monechi.
Nestes locais estão sendo realizadas palestras informando sobre a patologia e formas de prevenção, destacando a importância da realização dos exames para detecção precoce dessas doenças, evitando complicações futuras.  Após é realizada coleta de sangue para análise e os resultados serão entregues individualmente, os casos positivos serão mantidos em sigilo e tomadas as devidas providencias.
Para complementar as ações está sendo oferecido vacinas Contra Hepatite B para jovens até 24 anos que ainda não tenha sido vacinado, procurar na Policlínica Municipal “Vereador Elio Bertolo” a Sala de Imunização com funcionamento todos os dias, das 7:00 às 12:30 e das 13:30 às 16:00h.

“SERÃO TRÊS DOSES APLICADAS NO INTERVALO DE SEIS MESES.”
Lembramos que o Município de Marilândia é uma Área Endêmica para a Hepatite B. Dado ao fato no ano de 2000 foi realizado Campanha Contra esta doença, com cobertura Vacinal de 97%. Portanto está sendo exigido o Cartão de Vacina.
Segue cronograma das atividades:
27/07- Palestras nas fábricas de roupas Nick’s, Henry e José Roberto Confecções.  Onde será distribuído um “vale exame” para realizar a coleta de sangue em dia e horário previamente definidos, na Unidade de Saúde.

Publicado em quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atualizado em quarta-feira, 27 de julho de 2011