SEBRAE encerra PDLS em Marilândia

Na última quarta feira, dia 20 de julho aconteceu no município de Marilândia a finalização do projeto PDLS, uma parceria firmada entre SEBRAE/ES – Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, AMUNES – Associação das prefeituras do Estado do ES e a Prefeitura Municipal de Marilândia em 2009.

A parceria implementou no município o projeto PDLS – Plano de Desenvolvimento Local Sustentável, com o objetivo de colaborar com a promoção do desenvolvimento da cidade.

O projeto previu três grandes ações:

- Formação de Agentes de Desenvolvimento.
- Elaboração de Planejamento Estratégico de segmentos dinamizadores da economia local.
- Elaboração de Anteprojetos de Lei de Ordenamento Territorial.

A formação do Agente de Desenvolvimento teve como propósito sensibilizar e qualificar gestores municipais, formando quadro técnico nos municípios, visando à construção de condições favoráveis ao desenvolvimento sustentável e à gestão das ferramentas de planejamento e ordenamento para o desenvolvimento.

Durante o programa foram oferecidas 268 horas de capacitação, e em Marilândia foram capacitados os seguintes Agentes de Desenvolvimento: Aline Camata Bona, Muriel Belique Sangali, Robson Magnago, Mariana Calimam Lorenzoni, Angelo Zago Junior, Luiz Antônio Mattos.

Posteriormente, considerando a importância dos segmentos econômicos priorizados pelo município, foi elaborado o Planejamento Estratégico da confecção, dos móveis sob encomenda e da cafeicultura. Por meio de metodologia participativa, foram identificadas as potencialidades, dificuldades e soluções para o fortalecimento desses três segmentos.

O documento do Planejamento Estratégico desses segmentos foi entregue à Prefeitura e aos representantes dos produtores rurais no dia 24/11/10, durante o seminário final.

A elaboração de Anteprojetos de Lei de Ordenamento Territorial teve como objetivo subsidiar, através da leitura e análise de cenários de desenvolvimento territorial, a construção de ferramentas legais que auxiliem o adequado ordenamento territorial do município.

Os cinco Anteprojetos elaborados foram:

1) Delimitação de Perímetro Urbano;
2) Parcelamento do Solo Urbano;
3) Código de Obras e Edificações;
4) Código de Posturas e
5) Código de Meio ambiente;

Os mesmos serão encaminhados a Câmara Municipal para aprovação.

Publicado em sexta-feira, 22 de julho de 2011

Atualizado em sexta-feira, 22 de julho de 2011