Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha para detecção de Hepatite B, HIV e Sífilis

O município de Marilandia iniciou hoje, 18/07/2011, campanha para detecção de algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis, como AIDS, Sífilis e Hepatite B. O Ministério da Saúde recomenda que o dia 28/07/2011 seja dedicado ao controle e Combate das Hepatites Virais, porem o município de Marilândia resolveu abranger ainda mais, realizando testes, para essas outras duas doenças, que estão sendo muito comuns em nosso meio. Sabemos que a prevenção é o melhor remédio, por isso tomamos tal decisão.

O público a ser atingido serão os trabalhadores do setor moveleiro do município, confecções e armazém de café.  A justificativa para se ter optado em trabalhar com esta população vem do fato dessas pessoas terem maior vulnerabilidade, ou seja, tem maior chance de adquirir estas doenças, devido à faixa etária e estarem em idade altamente reprodutiva.

Neste locais será feita uma pequena palestra falando das formas de prevenção e da importância da realização dos exames para detecção precoce dessas doenças, evitando complicações futuras.  Logo após será realizada coleta de sangue.  Após análise dos exames, os resultados serão entregues individualmente e, os casos positivos serão mantidos em sigilo e tomadas as devidas providencias.

Abaixo, segue cronograma das atividades programadas.

- 18/07: palestra e coleta e sangue, na Caixotaria São Marcos, às 7:00h, no Córrego São Marcos
- 20/07: palestra e coleta de sangue, no Armazém Império Café, às 7:00h, em Sapucaia
- 25/07: palestra e coleta de sangue nas esquadrias Madearte e Esquadran, às 7:00h, na Sede
- 26 e 27/07: palestras nas fábricas de roupas Nick’s, Henry e José Roberto Confecções.  Nestas, será distribuído um “vale exame” para realizar a coleta de sangue em dia e horário previamente definidos, na Unidade de Saúde.

Publicado em segunda-feira, 18 de julho de 2011

Atualizado em segunda-feira, 18 de julho de 2011