Projeto Campeões de Futuro incentiva crianças e adolescentes ao esporte

Uma iniciativa do governo do estado em parceria com as prefeituras, o Projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação e afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade.

Em Marilândia os núcleos de handebol e vôlei, hoje movimentam aproximadamente 100 crianças de 07 a 14 anos, que ocupam quatro turmas e participam das escolinhas em horário matutino e vespertino.

O projeto foi criado em 2008 e segue em fase de multiplicação, a meta do Governo do Estado é inserir 100% das crianças e adolescentes capixabas no programa. O “Campeões de Futuro” não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

Em Marilândia as aulas são coordenadas pelo professor de Educação Física Glauco Falchetto Bertoldi, e monitoradas por quatro estagiários que fazem todo um acompanhamento. “O projeto cria uma oportunidade diferenciada para que o esporte nas suas diferentes modalidades possa ser inserido nos contextos dos municípios, para que as crianças e jovens de cada cidade tenham diferentes oportunidades de aprendizado e educação, de uma forma geral”, afirma Glauco

Publicado em quinta-feira, 07 de julho de 2011

Atualizado em quinta-feira, 07 de julho de 2011