Projeto Campo Limpo tem inicio em Marilândia

O ambiente natural vem sofrendo conseqüências drásticas em decorrência de atitudes humanas que trazem sérios danos aos recursos renováveis e não renováveis. Pensando nisso é que surgiu o projeto Campo Limpo, uma campanha de coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas do município de Marilândia,. O objetivo do Projeto é conscientizar a população e os produtores rurais sobre a importância de se devolver a embalagem vazia de defensivos agrícolas utilizados em sua lavoura, dando uma destinação correta e sustentável a esse material contaminado.
O Brasil é hoje um dos grandes produtores agrícolas mundiais e é referência na questão de devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil recolhe maior número de recipientes vazios de produtos fitossanitários devolvendo mais embalagens que 30 países juntos, quando são relacionados países da América Latina, Europa, América do Norte e Austrália.
O principal motivo da campanha é dar a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos e diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Trata-se de um procedimento complexo que requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens.
O público alvo são os pequenos produtores do município, a realização da coleta será por caminhões previamente agendados passando por todo o interior de Marilândia em dias já determinados, acompanhados por técnicos da empresa que emitirão o comprovante de recebimento. Os trabalhos serão in loco nas propriedades e durante toda a campanha no ponto de recolhimento da empresa OLARIA APOIO RURAL, situada na Av. Dom Bosco, Centro de Marilândia, que direcionará todas as embalagens recolhidas para o posto de recolhimento licenciado pelo IDAF-ES em LINHARES.
Confira a programação do Projeto que envolve, palestras, coletas e várias ações começa amanhã e termina no dia 29 de Julho após passar por várias comunidades do município.

Publicado em sexta-feira, 01 de julho de 2011

Atualizado em sexta-feira, 01 de julho de 2011