Marilândia Continua investindo em planejamento familiar

O município de Marilândia continua investindo no planejamento familiar. A Secretaria Municipal de Saúde além da parceria com o Hospital João dos Santos Neves, de Baixo Guandu, para realização de vasectomia, laqueadura e outras cirurgias ginecológicas está realizando implantação do Dispositivo Intra-Uterino (DIU) com ginecologista do próprio município: Dr. Valdivino.
Até o momento 06 mulheres já inseriram o DIU e 18 estão aguardando o dia propício para inseri-lo, já que tem que estar no 1º ou 2º dia de menstruação, pois assim o procedimento torna-se mais fácil e menos dolorido para a paciente.
O DIU é o método contraceptivo ideal para aquelas mulheres que tem dificuldade em fazer uso do anticoncepcional oral. O prazo de validade do DIU utilizado em nosso serviço tem validade de 07 anos, ou seja, a mulher poderá ficar com ele durante todo esse tempo sem se preocupar, mas isso não a isenta de fazer o acompanhamento ginecológico seguindo orientações do seu medico.  Outro fator importante na inserção do DIU é que a mulher assina um termo de compromisso, já que nenhum método contraceptivo é 100% eficaz.  Com isso, o ginecologista fica respaldado sabendo que a mulher conhece todos os riscos e benefícios do método.
Além desses métodos mencionados oferecidos pelo município, temos também a dispensação dos contraceptivos orais e injetáveis, assim como a distribuição de preservativos masculinos.

Publicado em terça-feira, 28 de junho de 2011

Atualizado em terça-feira, 28 de junho de 2011