Marilândia se prepara para tradicional festa de Corpus Christi

Começou no inicio da manhã de hoje a tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi de Marilândia. Na cidade a montagem dos tapetes já virou tradição. O trabalho é realizado há mais de 30 anos pela comunidade. Os moradores usam materiais variados para montar o tapete, como sal grosso, areia e pó de serra tingidos. O tapete de Marilândia terá aproximadamente 600 metros de comprimento.
Os tapetes nas ruas para a festa de “Corpus Christi” em Marilândia, começaram por volta de 1955 de forma simples, com os ex-seminaristas dos Padres da Congregação do Verbo Divino. Inicialmente esses tapetes eram feitos somente em frente aos altares que se faziam nas ruas. Eram confeccionados de serragem tingida e de flores. Durante anos, permaneceram esses tapetes com as mesmas dimensões. Em meados dos anos 60, os tapetes foram ganhando as ruas até que nos anos 70 passaram a ser feitos em todo o trajeto da procissão.
As equipes de serviço da Paróquia N. Srª Auxiliadora, Movimentos religiosos, Pastorais, Comunidades vizinhas, Escolas, Equipes de Ruas, Prefeitura… todos se unem para esse trabalho de arte, onde expressam seu amor e sua fé em Cristo Eucarístico.
O material para a confecção dos tapetes continua com a mesma base do início de sua confecção: Serragem, palha de arroz e cana moída tingidos; palha de café e flores; hoje, acrescenta-se nesse material o sal grosso tingido ou branco, calcário, areia branca e materiais descartáveis: como tampinhas de garrafas, copos e litros de plástico, palitos de picolé, revistas, jornais e etc. Os trabalhos de confecção são coordenados pela Comunidade Matriz. Sua confecção inicia muitos dias antes, com a preparação do material a ser utilizado e na véspera de Corpus Christi, ainda pela manhã inicia a ornamentação das ruas adentrando pela madrugada, momentos marcados de muita fé.
A cada ano estima-se que aproximadamente 5.000 pessoas participam desta festa, que se tornou uma das mais conhecidas festas religiosa do Estado.

Programação:
09h00min – Celebração Eucarística
16h00min – Celebração Eucarística e procissão com o Santíssimo Sacramento sobre os tapetes
18h – Show na Praça Central com Procópio e Vagner

Publicado em quarta-feira, 22 de junho de 2011