Marilândia realizou a 14º Conferência Nacional de Saúde e a 7º Conferência Estadual Etapa Municipal

Aconteceu na última terça feira dia 14 de Junho, a 14º Conferência Nacional de Saúde e a 7º Conferência Estadual Etapa Municipal em Marilândia. A Conferência é realizada de quatro em quatro anos e tem como objetivo traçar propostas para melhorar a saúde no Brasil e  o tema este ano é: “Todos Usam o Sus”. O evento foi realizado no auditório do Centro de Formação de Assistência Social – CEFAS.

Durante todo o dia aconteceram palestras com profissionais renomados que atuam no Sistema Único da Saúde há vários anos e trouxeram para Marilândia novas visões e propostas de como melhorar a saúde nos municípios e consequentemente no país. “As palestras vieram para abrilhantar o evento e mostrar a realidade vivenciada pelos profissionais que ali se encontravam presentes, como por exemplo, a integralidade, um dos princípios do SUS que diz que devemos dar acesso a toda população, mas quando necessário. Isso nos motiva a querer ser um profissional cada vez melhor, e a atender a população com mais ética e qualidade. Foi explicitado também que o dinheiro da saúde deve ser usado com ética e de forma responsável e racional, temos que ter a capacidade de trabalhar com os recursos que temos, porque esses recursos do SUS ele é viabilizado para o usuário e é para ele que temos que fazer o melhor”, explicou a Secretaria de Saúde de Marilândia, Alcione Boldrini Moneche.

A Palestra, “Todos Usam o SUS: Como garantir a integralidade na atenção ao usuário”, foi ministrada por Márcia Portugal Siqueira, Técnica do SUS, atuando na Secretaria Estadual de Saúde/ES. A Palestra, “O papel do controle social na garantia de acesso ao SUS”. por Mauricéia Soares Pratissoli Guzzo, Auditora Municipal de Saúde/SEMUS Colatina. Finalizando com a palestra- “Financiamento sustentável para o SUS”, com novamente Márcia Portugal Siqueira.

Durante todo o dia além das palestras houve apresentações culturais, como a dança italiana infantil, sob a coordenação da senhora Terezinha Lorenzoni, e apresentação do Hino Nacional e de Marilândia cantado pela aluna da escola Padre Antônio Volkers, Beatriz Daltio, acompanhada pelo professor de música do Projeto Sol Maior, Rogério.

Estiveram presentes, o Prefeito de Marilândia Geder Camata, a primeira dama Vanda Camata, o prefeito de São Domingos do Norte, Elison Campostrini, os Secretários Municipais de Saúde, Alcione Boldrini Moneche, de Marilândia e Amilton Trevizani de São Domingos do Norte, Juliano Covre de Governador Lindemberg e Vinicius Gobo, de Baixo Guandu, Pastor Eliseu Rangel, e o Padre Luismar Passareli, além de funcionários e toda a equipe da Secretária Municipal da Saúde de Marilândia.

Publicado em quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atualizado em quinta-feira, 16 de junho de 2011