Secretaria de Saúde de Marilândia realiza trabalho de planejamento familiar

A Secretaria Municipal de Saúde de Marilândia em parceria com o Hospital João Dos Santos Neves, de Baixo Guandu, está realizando um trabalho de planejamento familiar que está gerando ótimos frutos. Neste programa existe a participação de uma equipe multiprofissional que trabalha pautada numa lei do Ministério da Saúde (nº 9.263 de 12 de Junho de 1996) a qual trata do planejamento familiar e dá todas as diretrizes para a realização da laqueadura tubária e vasectomia.  Esta equipe é composta por: médico, enfermeiro, assistente social e psicóloga.
Desde o começo do programa, em fevereiro de 2010, foram realizadas 05 laqueaduras tubárias e 04 vasectomias.  E mais 12 pessoas já estão sendo atendidas para realização de novas cirurgias.   Quando há necessidade da mulher realizar perineoplastia, este serviço também é oferecido pelo hospital.
O deslocamento do (a) paciente até o município de Baixo Guandu e vice versa é garantido pelo transporte sanitário de Marilândia, assim como os exames pré operatórios que são todos realizados no município e em tempo hábil. Após a alta do (a) paciente, a equipe de saúde da família realiza a visita domiciliar, dando todo o apoio e orientação necessários.
É um programa que está dando certo devido ao esforço conjunto de todos: equipes de saúde da família, psicóloga, assistência social e corpo administrativo da secretaria de saúde. Certamente os melhores resultados que veremos deste programa serão a médio e a longo prazo, onde teremos famílias com melhores condições de criarem seus filhos com mais dignidade, pois não teremos tantas crianças vindo ao mundo sem serem planejadas e sofrerem as consequencias deste equivoco.

Publicado em quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atualizado em quinta-feira, 16 de junho de 2011