Geder Camata participa do lançamento do programa de combate à pobreza

Com a meta de retirar 31.614 famílias capixabas da situação de extrema pobreza, o governador Renato Casagrande lançou nesta segunda-feira (6), no Palácio Anchieta, o Programa Estadual de Combate à Pobreza (Incluir), que agrega acompanhamento das famílias, acesso aos serviços do Estado nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes em parceria com os municípios, empresas públicas e privadas, e organizações da sociedade civil, o Governo estadual quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico do Estado.

Participaram do evento, além da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Pobreza, Tereza Campello, o vice-governador Givaldo Vieira, a ministra de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, senadora Ana Rita, deputados federais, deputados estaduais, e prefeitos de todo o estado, entre eles Geder Camata, de Marilândia.

Renato Casagrande avalia que os municípios são importantes aliados neste trabalho de assistência social e, por isso, terão acesso facilitado a recursos para atender à população mais carente. “Reduzimos a burocracia e vamos trabalhar com repasses fundo a fundo, para que não exista a necessidade de celebração de convênios, o que poderia atrasar a execução dos projetos sociais”, disse.

A ministra parabenizou o Governo estadual pela criação do plano. “O Governo do Estado está de parabéns pelo lançamento do programa Incluir. O Brasil cresce, o Espírito Santo cresce permanentemente porque fazemos a distribuição de renda. Estamos alcançando os extremamente pobres, incluindo essas pessoas em nossos programas sociais a fim de emancipá-las”, disse a ministra.

"O Incluir (Programa Capixaba de Combate à Pobreza) foi criado com base na filosofia de que a melhor política é a de desenvolvimento social. Ele é fruto do que já conquistamos nos últimos anos. É um círculo virtuoso, que estamos ampliando e aperfeiçoando. Um modelo de compromisso profundo com os mais pobres", destacou o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho.

O objetivo é elevar a renda e as condições de bem-estar da população. O Incluir irá localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas, de acordo com as suas necessidades. Promover a redução da pobreza, a inclusão social, e a promoção da cidadania, tendo como base a emancipação das famílias, envolvendo todos os atores sociais (públicos e privados) e esforços, são uma das metas do programa.

Publicado em quinta-feira, 09 de junho de 2011

Atualizado em quinta-feira, 09 de junho de 2011