Representantes do Banestes visitam Marilândia

Representantes do Banestes visitam, na última sexta-feira (03), a Fazenda Experimental de Marilândia (FEM), que é uma das 12 unidades do gênero pertencentes ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Além do diretor Comercial, José Antônio Bof Buffon, e dos superintendentes João Carlos Bussular e José Gidalberto Santana, participam os gerentes das agências Banestes subordinadas à Superintendência Regional Norte (Suren).
O objetivo da visita foi apresentar à equipe do Banestes as potencialidades da cultura do café Conilon. Com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o Banestes financia todas as despesas relativas ao custeio dos cafés Conilon e Arábica.

O prefeito Geder Camata deu as boas vindas aos cerca de 40 gerentes do Banestes e destacou a importância do café conilon para a economia de Marilândia e em especial para o povo capixaba. “Nos últimos anos a renovação do nível das lavouras da cultura em Marilândia tem crescido em quantidade e em qualidade e cada vez mais o produtor tem  absolvido as tecnologias desenvolvidas pelo Incaper”, destacou Geder.

A equipe do Banestes pode conhecer, na FEM, as principais tecnologias voltadas para o aumento da produtividade e para a melhoria da qualidade do café Conilon no Estado do Espírito Santo. Entre outros, foram observados o preparo do solo, espaçamento, vergamento, plantio em linha, variedades, poda, adubação e nutrição, manejo do solo e de ervas daninhas, irrigação e tecnologias de produção de mudas.

Segundo informações do Incaper, o Estado do Espírito Santo é o maior produtor brasileiro de café Conilon, com aproximadamente 72% da produção nacional. Uma das principais atividades na geração de renda e emprego no ES, o Conilon é cultivado em 64 municípios e está presente em 40 mil propriedades agrícolas capixabas. Envolve 78 mil famílias e proporciona emprego para cerca de 250 mil pessoas. O município de Marilândia possui 8,2 mil hectares de plantio de Conilon, com uma produção em torno de 250 mil sacas por ano. A produtividade média de 30,5 sacas/ha.

Estiveram presentes também o vice prefeito Paulo Dondoni, o diretor  da Fazenda Experimental Paulo Sergio Volpi e demais funcionários, o chefe do escritório local do Incaper Hélio José dos Santos, o secretario municipal de agricultura Alexandre Drago Neto e o gerente anfitrião Neucimar Bravin.

Publicado em terça-feira, 07 de junho de 2011

Atualizado em terça-feira, 07 de junho de 2011