Escola São Judas Tadeu inova com refeitório Self-Service

A escola São Judas Tadeu de Marilândia, vem realizando um projeto institucional que tem dado certo. Com o objetivo de fazer da refeição um momento de aprendizagem e convívio social, a direção da escola juntamente com os professores e com a comunidade escolar decidiu implantar o sistema de self-service durante os recreios. “Viabilizamos a autonomia e a valorização da escolha, incentivamos normas de boa conduta, promovendo ainda mais a aproximação entre escola e família, para que possam compreender todas as ações educativas explicitadas no ambiente escolar”, afirma a diretora Sandra Maria Firmes Altoé.

Antes de implantar o sistema, a escola traçou um diagnóstico para analisar as condições de infra estrutura do refeitório e também do espaço, mobiliário, bancada de apoio, etc. Posteriormente o projeto foi apresentado para toda a comunidade escolar, onde sugestões foram solicitadas e aceitas. A escola convidou também a nutricionista da prefeitura, Andressa Lorencini para trabalhar com os alunos temas como o valor nutritivo dos alimentos, a forma correta de ingeri-los, e normas de boa conduta alimentar.

A escola realizou a experiência durante um mês e o projeto foi adotado com sucesso. “Podemos falar que em nossa escola a merenda realmente tornou-se um momento de aprendizagem e convívio social onde praticamente quase todos merendam”, analisa Sandra.

As refeições são de acordo com as orientações necessárias a boa alimentação. A inserção de saladas, verduras e legumes também foi bem aceita, além disso, o desperdício foi reduzido, pois cada um come o que deseja e a quantidade necessária. A parceria da escola com a SEMED/SEMAE foi essencial para o desenvolvimento do projeto.

Publicado em quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atualizado em quinta-feira, 26 de maio de 2011