Marilândia em combate ao tabagismo

No próximo dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data escolhida pela Organização Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar as pessoas em relação aos malefícios do fumo.  Aqui no estado o tema em destaque este ano é “Convenção-quadro para o controle do tabaco”, um tratado que representa a única forma de salvar vidas contra a epidemia Mundial do Tabagismo.
O objetivo da campanha do governo do estado é proteger as gerações presente e futura das devastadoras consequências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas geradas pelo consumo e pela exposição à fumaça do tabaco.
As estatísticas mostram que só no século XX o cigarro vitimou cerca de 100 milhões de pessoas, números preocupantes e que incentivam cada vez mais órgãos e governos a lutarem contra, como é o caso da Prefeitura Municipal de Marilândia que desde 2007 implantou no município o Programa de Controle e Tratamento de Tabagismo, que hoje é referência no Norte do estado e já trabalhou 44 turmas.
O programa é formado por uma equipe multidisciplinar: médico, psicólogo, nutricionista, coordenador e um responsável por educação em saúde. São realizadas quatro sessões que acontecem geralmente nas segundas-feiras, das 08h00min ás 09h00min na sala de reuniões da Unidade de Saúde da Família Sede I e II. Os resultados tem sido positivos, segundo a Coordenadora do Programa, Valdeth Helena Alves dos Santos, aproximadamente 40% das pessoas que buscam o tratamento, conseguem deixar o vicio.
Na próxima terça feira, várias ações serão realizadas de forma paralela em Marilândia em combate ao tabagismo, confira a programação:
31/05 – Palestra nas salas de espera da USF Sede I e II; Sala de espera para o agendamento e na sala de espera da policlínica.
31/05 – Palestra sobre tabagismo na escola de Sapucaia pela equipe de ESF de Sapucaia.
31/05 – Palestra sobre tabagismo na escola de Patão Mór pela equipe de ESF de Patão Mór.
Os alunos das escolas Padre Antônio Volkers e Maria Izabel Falcheto também se engajaram na campanha de combate ao fumo e produziram diversos materiais a serem apresentados no dia 011 de junho durante a Feira Arte e Sabor que acontece na Praça 15 de Maio.

Publicado em quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atualizado em quinta-feira, 26 de maio de 2011