Governador inaugura CRAS em Marilândia

O município de Marilândia já conta com um novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A unidade, que foi inaugurada neste sábado (14) pelo governador Renato Casagrande, pelo secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, e pelo Prefeito Geder Camata terá capacidade para atendimento sistemático por ano de até 750 famílias em situação de vulnerabilidade.

Também participaram do evento o vice-governador, Givaldo Vieira, o vice-prefeito, José Paulo Dondoni, a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Croscop Dondoni, o ex Senador Gerson Camata e demais autoridades.

O governador destacou que o CRAS dá referência para todas as pessoas que precisam de atendimento na área social. “Aqui eles colocam em prática políticas de proteção a pessoa, atendem, qualificam e organizam a sociedade. Então, o CRAS se torna referência e estamos implantando outras unidades como esta em cada município do Estado criando uma rede de proteção  social. Os CRAS e os CREAS trabalham a base da política de assistência social”, afirmou.

A proteção social básica prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos que visam a prevenir a violação dos direitos sociais, por meio da acolhida, do fortalecimento da convivência familiar e comunitária; da socialização de famílias e indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social; do acesso dos usuários aos benefícios de transferência de renda, por meio do cadastro único da assistência social; e do benefício de prestação continuada (BPC), além de benefícios eventuais.

Os serviços que serão oferecidos às famílias consistem no apoio e orientação sócio-familiar, por meio do atendimento psicossocial, prestado por assistente social e psicólogo. E ainda oficinas motivacionais de apoio à juventude, a exemplo de música, teatro, dança, pintura e artesanato, bem como a interlocução com a política de trabalho e renda, no apoio à realização de cursos profissionalizantes, entre outros.

Para o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, a inauguração da unidade mostra que o Estado está no caminho certo na política da assistência. “Fico feliz em inaugurar junto do governador mais esse CRAS, até porque estamos pautando nossas ações no cuidado com as pessoas, na assistência à população que se encontra em situação de vulnerabilidade”.

Publicado em terça-feira, 17 de maio de 2011

Atualizado em terça-feira, 17 de maio de 2011