Colheita do café conilon é lançada em Marilândia

Com o tema 'É o Espírito Santo produzindo café de qualidade' aconteceu neste sábado (14) na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Marilândia, o lançamento da campanha de qualidade do café conilon. Mais de 400 pessoas entre produtores, cooperativistas, sindicalistas, representantes de organizações privadas e autoridades estiveram presentes nessa grande festa da cafeicultura capixaba. A campanha foi lançada pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor-presidentre do Incaper, Evair Vieira de Melo, na presença de diversas autoridades entre eles, o prefeito Geder Camata, o vice prefeito José Paulo Dondoni, o Vice Governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado de Agricultura Enio Bergoli, secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, secretário de Estado de Esporte Vandinho Leite, Senador Ricardo Ferraço, Deputados Federais Paulo Foletto e Cezar Colnago, deputados estaduais Josias da Vitória, Sérgio Borges e Atayde Armani, o Ex Senador Gerson Camata, e prefeitos de municípios vizinhos.

A campanha, que está no seu quarto ano, traz uma série de materiais informativos, como cartazes, banners, folderes e cartilhas com as técnicas adequadas de cultivo, colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento, com os chamados “10 mandamentos para produzir um café de qualidade”, que visam a conscientização dos cafeicultores capixabas. Outra peça publicitária sobre o café foi à música composta e lançada pela dupla sertaneja Ataíde e Alexandre que tem como título 'Café Capixaba' e que será veiculada nas emissoras de rádios dos municípios que produzem o café conilon.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande ressaltou que o Estado se reorganizou e que está dando sequência às obras iniciadas. “O produtor sabe que pode contar com o Governo do Estado por meio dos técnicos do Incaper e da Secretaria de Agricultura para obter informações sobre novas tecnologias de secagem, armazenamento e como otimizar o plantio. Temos ótimas equipes de profissionais e todos somam forças para que o nosso café mantenha sempre a qualidade e o destaque nacional”, disse.

O vice-governador Givaldo Vieira parabenizou os produtores de café do Estado pela qualidade da produção e aos profissionais que atuam na Fazenda Experimental. “A data de hoje é importante para todos os envolvidos com a produção e colheita do café conilon no Estado, pois marca o início da colheita. O local escolhido para esta solenidade é ideal. Na Fazenda Experimental temos o principal centro de pesquisa do Estado e também reconhecido nacionalmente. Aqui são feitas pesquisas e experiências importantes para agregar conhecimento e consagrar nosso café com alta qualidade.

O prefeito Geder falou sobre as boas perspectivas dos produtos do município. “Esse evento veio para estimular e fortalecer as boas práticas na busca de um produto mais competitivo e rentável para o produtor, que é a peça fundamental para que essas melhorias sejam alcançadas. A prefeitura tem acompanhado e contribuído com os produtores através de programas, visitas e encontros, para que o fortalecimento da economia cafeeira continue a todo vapor no município.

Publicado em terça-feira, 17 de maio de 2011

Atualizado em terça-feira, 17 de maio de 2011