GESTÃO SEM PAPEL

No dia 15 de setembro último, uma comissão de trabalho da Prefeitura de Marilândia, composta por servidores das Secretarias Municipais, com a presença de representantes da empresa EL Produções de Software, se reuniu com o objetivo de traçar as diretrizes e o planejamento para o início da implantação do Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos e Processos.
Já na última segunda-feira dia 03, houve o início do treinamento e capacitação dos servidores e técnicos locais para poderem operar o sistema.
O Sistema Digital de Processos e Documentos, em ambiente totalmente web, representa uma das formas mais modernas de gestão administrativa, onde todas as ações da Prefeitura que envolvem o uso de papel serão substituídas por uma ferramenta eletrônica gerando economia, modernidade, transparência e eficiência na administração municipal.
Além de promover a sustentabilidade, com o fim do uso de papel nas ações internas, a mudança proporcionará comodidade aos contribuintes, fornecedores e ao cidadão em geral, permitindo que estes protocolem suas necessidades junto à Prefeitura onde estiverem: em casa, no escritório ou empresa, ou qualquer outra localidade.
Pelo cronograma traçado pela empresa EL Produções de Software e aprovado pela Comissão de Trabalho da prefeitura de Marilândia, já à partir da próxima segunda-feira, dia 10 deste mês, após a conclusão dos treinamentos que ocorreram até o dia 06, será dado início ao protocolo dos primeiros processos digitais, bem como também documentos internos.
A previsão é que em 90 dias após o início dos trabalhos, as fases de implantação e operação dos trabalhos estejam totalmente concluídas e sistema esteja sendo usado na sua plenitude.
Com o sistema, as secretarias externas ao prédio da Prefeitura não mais necessitarão se dirigir ao protocolo geral da prefeitura para protocolarem os seus pedidos, realizando-os de modo online, de suas próprias sedes.
O projeto é macro e atingirá, inclusive, as comunicações internas entre equipamentos públicos, tais como: escolas, unidades de saúde, CREAS, CRAS, Centro de Convivência, dentre outros, com as respectivas Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.
O projeto também envolve a capacitação de terceiros que desenvolvam alguma atividade junto ao setor público, tais como: contribuinte em geral, fornecedores, advogados, contadores, engenheiros, arquitetos e comerciantes. Todos estes serão também capacitados para que possam efetuar os protocolos das suas necessidades junto à Prefeitura da suas próprias sedes, bem acompanhar as movimentações ocorridas no que solicitaram, sem que tenham que se deslocar até à sede da Prefeitura ou Secretarias.
Isso se chama transparência, avanço, ousadia e uma gestão moderna e conectada aos anseios da população Marilandense.

Publicado em segunda-feira, 10 de outubro de 2022