Peça teatral “O João da Rabeca e a menina Rebeca” é apresentada a jovens e adolescentes

Durante toda a semana está acontecendo na escola Padre Antônio Volkers a apresentação cultural do teatro, “O João da Rabeca e a menina Rebeca”. Inspirada na história “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca”, do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo conta a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. Expulso da distante Cantiguba-dos-Aflitos, João sai pelo mundo com sua rabeca e se torna um artista famoso. Ele promete voltar à sua terra e se casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada vai mudar os rumos da história de amor desses dois.

Essa montagem teatral tem como tema principal o HIV/AIDS. O objetivo é dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção e o hábito de fazer o teste, pois, conforme recente pesquisa do Ministério da Saúde aumentou o número de jovens infectados por HIV nos últimos anos. Apesar de toda informação disponível, o tema ainda é um tabu nas escolas e nas famílias.

O teatro contempla os alunos do 8º e 9 ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio. Posteriormente o teatro será apresentado às escolas EMEIEF São Judas Tadeu, EMEIEF Padre Luiz da Grã e EEEFM Manoel Salustiando de Souza. O objetivo é atingir o público alvo de 14 a 21 anos.

A peça faz parte do “Ciência em Cena”, um projeto do Museu da Vida (FIOCRUZ) de popularização da ciência e promoção da saúde.

Publicado em quarta-feira, 25 de julho de 2018