Marilândia oferece excelência em tratamento de fisioterapia

A Prefeitura de Marilândia, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um excelente trabalho na área de fisioterapia. Os números que chamam atenção são referentes aos atendimentos domiciliares realizados pela fisioterapeuta Luziane Casteluber Rodrigues, do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), aos pacientes indicados por profissionais da ESF (Estratégia Saúde da Família). Entre os dias 06 de junho e 05 de julho onde 27 pacientes foram visitados.

As visitas foram direcionadas aos pacientes acamados, restritos ao leito ou ao lar, devido a comprometimentos motores e/ou psicológicos graves. As localidades visitadas foram: Bonisenha, Córrego da Prata, Patrão-Mor, Sapucaia, Patrimônio do Rádio, Córrego Aparecida, Córrego Brejal, Córrego da Raiz, Córrego Santa Rosa, Córrego Alemão, Córrego Santo Hilário e a sede do município (Centro e bairros Conjunto Habitacional Honório Passamani, Vila Palmira, Vista Bela).

A visita domiciliar da fisioterapeuta na atenção básica consiste na avaliação físico-funcional do paciente, conhecimento do seu (s) cuidador (es) e do ambiente familiar ao qual o paciente está inserido, orientações quanto aos cuidados diários de acordo com a necessidade individual (posicionamentos, transferências, uso de dispositivos auxiliares de locomoção), além da orientação de exercícios que podem ser realizados quando a capacidade física e a situação clínica do paciente permitem.

O perfil da população avaliada consiste em crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos de ambos os sexos. “Esses pacientes apresentavam restrição ao leito ou diminuição da mobilidade e da independência funcional (leve a moderada) devido a retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença de Alzheimer ou outra alteração da capacidade cognitiva/comportamental, doença de Parkinson, sequelas de infecção da medula espinhal, sequelas de fraturas e TCE (Traumatismo Cranioencefálico), amputação em membro inferior”, afirma a fisioterapeuta.

“Após a avaliação de cada paciente individualmente constatamos uma variedade de situações, desde o suprimento da demanda apresentada com orientações básicas a uma necessidade maior de acompanhamento fisioterapêutico”.

Para atender a esses pacientes a Secretaria hoje oferece uma sala totalmente equipada com: escada de canto com rampa e barras paralelas para treinar a marcha do paciente; bicicleta ergométrica, para melhorar a mobilidade e a força muscular dos membros inferiores, além de trabalhar a capacidade cardiorrespiratória do paciente, entre outros equipamentos/procedimentos fisioterapêuticos.

Publicado em terça-feira, 24 de julho de 2018