Marilândia atinge meta de vacinação contra tríplice viral e poliomielite

O Brasil vem erradicando várias doenças ao longo do tempo por meio da vacinação, tais como a varíola, o sarampo e a poliomielite. Uma das formas mais eficazes de prevenção é a imunização. Altas coberturas vacinais garantem uma maior segurança quanto à ausência da circulação viral.

Entretanto, nos últimos anos, a cobertura vacinal vem sofrendo uma queda significativa, contribuindo para o retorno de doenças que estavam controladas, como o sarampo e a poliomielite. Para que possamos controlar esse avanço, faz-se necessário a imunização. A vacina tríplice viral é ofertada na rede pública para a faixa etária de 01 a 49 anos de idade. Essa vacina protege contra sarampo, caxumba e rubéola. De 1 a 29 anos, o usuário deve receber duas doses da mesma e de 30 a 49 anos, uma dose. A vacina contra a poliomielite está disponível para crianças de dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos quinze meses e aos quatro anos.

Conforme notícia publicada no Jornal A Gazeta, no dia 11/07/2018, dos 78 municípios capixabas, 53 não atingiram a meta de imunizar 95% das crianças de um ano com a tríplice viral (D1) ou a vacina de poliomielite. Marilândia atingiu a meta em ambos os imunobiológicos, com respectivamente 114,91% e 110,53%.

No próximo dia 6 de agosto, inicia-se a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, cujo término está previsto para o dia 31 de agosto. O dia de mobilização nacional acontecerá no dia 18 de agosto. O público alvo da campanha será composto por crianças de um a quatro anos de idade.

Publicado em sexta-feira, 13 de julho de 2018