Professores, pedagogos e gestores refletem sobre avaliação da aprendizagem na Educação Infantil

Nos dias 06 e 15 de março, representantes de professores, pedagogos e gestores que fazem parte da Comissão de Análise e Reestruturação das Fichas Descritivas de Avaliação da Educação Infantil do município de Marilândia-ES, reuniram-se para refletir sobre Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil.

O grupo, organizado pela Assessora Pedagógica da Educação Infantil Jocelene Uliana Denadai, reuniu-se com o objetivo analisar, reestruturar e atualizar as Fichas Descritivas de Avaliação da Educação Infantil para o ano letivo de 2018.

Na primeira reunião, realizada dia 06/03, a assessora apresentou uma análise comparativa do Plano de Ensino do Município, baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DNCEI, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com a finalidade de validar os trabalhos realizados para adequação das fichas avaliativas adotadas.

Jocelene ressaltou que as fichas descritivas não são o único instrumento de avaliação, como afirma Jussara Hoffmann: “melhores instrumentos de avaliação são todas as tarefas e registros feitos pelo professor que o auxiliam a resgatar uma memória significativa do processo, permitindo uma análise abrangente do desenvolvimento do aluno”.

A assessora pedagógica ainda acrescentou que no que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas conquistas e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem.

A reunião do dia 15 de março teve como propósito uma nova reavaliação e conclusão dos trabalhos iniciados.

Publicado em segunda-feira, 19 de março de 2018