Equipe da SEMED participa de ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo

A equipe da Secretaria Municipal da Educação de Marilândia vem acompanhando passo a passo todas as ações de inserção do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES).

Desde agosto do ano de 2017, a Prefeitura Municipal de Marilândia, por meio da Secretaria da Educação vem acompanhando toda a implantação do Programa que visa à melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização.

As ações tiveram início com a assinatura do Termo de Cooperação entre a Rede Municipal e Estadual e se desdobram em muitas outras.

A semana foi marcada com intensa programação envolvendo seminários e reuniões pedagógicas no âmbito das esferas estadual, regional e municipal.

Na última segunda-feira (05), os Técnicos da SEMED, participaram de uma reunião promovida pela Superintendência Regional de Educação de Colatina para orientações sobre a utilização pedagógica do material estruturado do PAES.

Na quarta-feira (07), a equipe participou do 1º Seminário do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, cujo tema central foi a colaboração como instrumento central para a aprendizagem, os desafios para a implementação do BNCC, as perspectivas da Educação Infantil e as contribuições da neurociência para a alfabetização.

Dando continuidade às ações do PAES, na quinta-feira (08), a Coordenadora do Pacto no município, Scheila Pereira da Silva, juntamente com a Assessora Pedagógica Sandra Maria Firmes Altoé reuniram-se com gestores, pedagogos e professores com a finalidade dialogar sobre a importância de alfabetizar letrando, que é a proposta do Pacto, e orientar sobre a utilização do material estruturado.

Segundo a Coordenadora do Paes, Scheila Pereira da Silva, o programa vem garantir que todas as crianças do município tenham o direito de aprendizagem. “Precisamos estabelecer o diálogo, o debate, a socialização de proposições que contribuam para garantir uma educação favorável ao desenvolvimento das capacidades de aprender das crianças do ciclo de alfabetização matriculadas nas redes de ensino”, afirmou Scheila.

Publicado em sexta-feira, 09 de março de 2018