Reunião sobre o Programa de Recuperação de APPs e Nascentes acontece em Alto Liberdade

No dia 10 de agosto, um grupo de produtores rurais da localidade de Alto Liberdade  se reuniu no centro comunitário local para uma reunião de mobilização sobre o Programa de Recuperação de APPs e Nascentes – o P52, do Comitê de Bacia Hidrográfica Pontões e Lagoas do Doce (CBH – Pontões e Lagoas).

Estavam presentes representantes do CBH Pontões e Lagoas, do Instituto BioAtlântico (IBIO), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEAMA) e da empresa V&F – Building Forests.

A reunião foi aberta pelo anfitrião, Renato Meneghini, que é morador local e atualmente exerce cargo de vereador em Marilândia. Em seguida, o representante do CBH Pontões e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Evandro A. Rizzi, falou sobre as vagas que o município de Marilândia conseguiu para a inclusão de produtores no P52, sendo destinadas para os produtores da microbacia do Rio Liberdade, a montante da represa municipal. Thiago Belote, do Instituto BioAtlântico (IBIO) complementou ao fazer um histórico do programa.

O representante da SEAMA, Lucélio Lovatti fez uma apresentação focada em detalhar para os produtores como funciona o programa Reflorestar, uma vez que o P52 também contempla o pagamento por serviços ambientais (PSA) em parceria com governo estadual.

Lucas Sylos, da V&F, empresa contratada para executar o projeto junto aos produtores rurais, explicou como são as etapas de contratação e execução do mesmo, e que em contrapartida o produtor cederia a mão de obra para as ações de replantio e regeneração florestal.

Por fim, foi organizada uma mesa-redonda com os presentes a fim de sanar as dúvidas que os participantes da reunião ainda tinham sobre o projeto, além de uma sugestão de que a regeneração da nascente do Rio Liberdade fosse contemplada entre as ações do programa.

Publicado em sexta-feira, 11 de agosto de 2017