Secretaria de Assistência Social e Cidadania divulga informações importantes sobre o Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias extremamente pobres ou pobres, identificadas no Cadastro Único para Programas do Governo Federal.

Atualmente temos no município de Marilândia:

• 2.248 famílias inseridas no Cadastro Único;
  • 1.219 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos;
  • 1.412 famílias com renda até ½ salário mínimo;
  • 886 famílias com renda até ½ salário mínimo com o cadastro atualizado;
  • 440 famílias são beneficiárias do Bolsa Família.

Sendo que só o primeiro semestre de 2017 já foram atualizados cerca de 55% das famílias inseridas no Cadastro Único.

Quando uma família entra no Cadastro Único, ela e o poder público assumem compromissos para garantir o acesso de suas crianças e adolescentes à saúde e educação. Esses compromissos são conhecidos como condicionalidades.

Ou seja:

• Crianças menores de 7 anos devem ser vacinadas e ter acompanhamento de peso e altura;
  • Gestantes precisam fazer o pré-natal;
  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos devem ter frequência mínima de 85% a cada mês;
  • Jovens de 16 e 17 anos devem ter frequência mínima de 75% das aulas a cada mês;

No município temos 532 crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família, sendo que 461 foram acompanhadas, ou seja, cerca de 86%.

Já na saúde temos 384 famílias que precisam ser acompanhadas, pois possuem crianças de até 7 anos e/ou mulheres gestantes. Foram acompanhadas 209 famílias o que representa cerca de 55%.

Publicado em sexta-feira, 04 de agosto de 2017