Em virtude do impacto das hepatites na Saúde Pública e em alusão ao Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Marilândia realizou a Campanha de Combate às Hepatites Virais. Esta ação teve início na terça-feira, dia 25 de julho, no horário de 13 às 19 horas, seguiu na quarta-feira dia 26 de julho, no período de 13 às 16 horas e concluiu-se na quinta-feira dia 27 de julho, atendendo ao público no mesmo horário do dia anterior, conforme planejado para a Campanha. Os trabalhos se concentraram na sede do PSF de Marilândia.
Além da realização dos testes rápidos para Hepatites B e C, HIV e Sífilis também houve distribuição de preservativos, materiais informativos e orientações individuais quanto às doenças em questão. Os testes reagentes ou indeterminados foram encaminhados para confirmação e estes pacientes já tiveram sua consulta médica agendada. A procura de participação pela população foi ampla, resultando de forma positiva no desempenho da ação proposta. Ao final da Campanha foram atendidas 538 pessoas, tendo sido realizados 288 testes de HIV, 440 de sífilis e o total de 538 testes de Hepatite B e de Hepatite C.
Importante ressaltar que houve distribuição de senhas para o público com base no número de pessoas que conseguiriam ser atendidas até o horário pré-estabelecido. Os indivíduos que não foram atendidos na Campanha e tiverem interesse podem dirigir-se às Unidades de Saúde no período de seu funcionamento para a realização dos testes, pois os mesmos fazem parte da rotina diária de serviços ofertados para a população.
A Secretaria de Saúde agradece a participação das Equipes do Programa de Estratégia Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Programa de Educação em Saúde e aos funcionários que se empenharam para que a Campanha se concretizasse com êxito.

Publicado em sexta-feira, 28 de julho de 2017