Curso de Costureiro industrial do vestuário começa hoje em Marilândia

O prefeito de Marilândia, Geder Camata, esteve na tarde desta terça-feira (17) participando da aula inaugural do curso “Costureiro industrial do vestuário”, que a partir de hoje será realizado em parceria com a Escola Móvel SESI/SENAI.

A carreta do Programa Escola Móvel, vai ficar estacionada na Praça 15 de Maio pelos próximos três meses, período de duração do curso. Inicialmente 30 alunos serão capacitados com as aulas. As turmas foram formadas através de uma parceria entre o sistema Findes, fábricas de confecção e a prefeitura.

Zenaide Monteiro, ainda não trabalha de forma profissional como costureira e viu no curso uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Vejo nesse curso uma oportunidade de crescimento e uma forma para sair do desemprego. Sempre quis participar de um curso desse nível, e desta vez vou poder fazer, de forma gratuita”, afirma Zenaide.

Para a auxiliar de costura Josieli Dias Gonçalves, essa é uma oportunidade de crescimento dentro do local de trabalho. “Quero me profissionalizar e crescer dentro da empresa, me tornando costureira, e consequentemente aumento minha renda”.

Para a instrutora de educação profissional, Claudia Lorena Bandeira da Silva, o curso é completo para quem deseja se profissionalizar. “Ao final do curso nossas alunas estarão aptas a trabalhar em qualquer indústria que trabalhe com tecido plano, ou seja, jeans, algodão, etc. As alunas também aprendem a calcular os trabalhos produzidos e os gastos. Caso sejam empreendedoras individuais, aprendem por quanto poderiam comercializar suas peças. As aulas compreendem ainda modelagem básica, tudo isso com aulas 90% práticas”, afirma.

O prefeito cumprimentou as alunas, deu boas vindas e falou sobre a importância dessa capacitação para o mercado de trabalho marilandense. “Estamos enfrentando um cenário de crise no país e nada melhor que conhecimento e capacitação para enfrentarmos esse período. O setor de confecção é forte em nosso município e esse tipo de iniciativa só nos fortalece”, afirmou o prefeito Geder Camata.

Devido a grande procura pelo curso, a prefeitura fez um oficio solicitando ao Sistema Findes a abertura de mais duas turmas. Os interessados podem procurar os servidores do gabinete na prefeitura para se inscrever e obter mais detalhes.

Vereadores, secretários municipais e empresários do vestuário estiveram presentes na aula inaugural.

Publicado em terça-feira, 18 de abril de 2017