Membros da comunidade escolar e local tomam posse nos Conselhos Escolares

Na última quinta-feira (28), diferentes segmentos da comunidade escolar e local se reuniram na EMEF Maria Izabel Falcheto para a posse dos Conselheiros Escolares eleitos em 26 de julho de 2017, para um mandato de 02 (dois) anos.

A ação faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares que tem por objetivo fomentar, formar e fortalecer os conselhos escolares para uma gestão mais participativa e democrática.

A reunião teve início com a fala da Secretária Municipal de Educação, Vera Lucia Dadalto Pissimilio, que dialogou com os presentes sobre a importância do momento e da participação de todos para a melhoria da gestão escolar e qualidade da educação.

Para a Secretária Vera a organização dos conselhos é fundamental para o bom desempenho da gestão escolar. “A participação democrática na gestão escolar é um processo que demanda o envolvimento de todos, além de constituir um processo de integração entre estudantes, equipe gestora, professores, funcionários da escola, pais e membros da comunidade local nas decisões, contribuindo mais efetivamente na educação”, afirmou a Secretária.

O Conselho Escolar é um colegiado composto por representantes das comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas, financeiras no âmbito da escola. Esta instância colegiada possibilita a participação de todos na tomada de decisão, sendo espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a interação social, fortalecendo assim a parceria entre a comunidade escolar e equipe gestora, conforme preceituam a Lei Estadual Nº 5.471/97 e as Portarias Nº1982 de 30-06-2017 e Nº1983 de 04-07-2017.

Publicado em terça-feira, 03 de outubro de 2017