Marilândia participa do tradicional desfile de 7 de Setembro realizado pelo Governo do ES em Linhares

Pela primeira vez na história do Estado o tradicional desfile cívico-militar, comemorado em 7 de setembro, que comemora a independência do Brasil, foi realizado fora da Região Metropolitana. Este ano, por decisão do governador Paulo Hartung, as festividades foram realizadas em Linhares. A decisão teve como objetivo tornar o evento mais acessível aos capixabas nas diferentes regiões do Estado, resgatando os valores cívicos e fortalecendo os valores culturais regionais.

O desfile realizado nesta quinta-feira (7), às 9h30min, na Avenida Genésio Garcia Durão, no bairro Três Barras, reuniu cerca de 15 mil pessoas. A Casa Militar, órgão subordinado ao Poder Executivo Estadual, foi a responsável pelo planejamento, e coordenação das ações necessárias, para realização das solenidades comemorativas cívico-militares.

Cerca de 2.800 pessoas participaram ativamente, dentre eles: 250 Escoteiros, 350 Desbravadores, Polícia Militar, Polícia Civil, o 38o Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros (Eames), Pestalozzi, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), Maçonaria, agentes penitenciários, Corpo de Bombeiros Militar, um grupo de carros antigos de Colatina, ciclistas, motociclistas, um grupo de adoradores de motos HarleyDavidsion e representantes dos municípios envolvidos, que levaram um pouco de sua cultura e história para a Avenida.

As prefeituras de Rio Bananal, Sooretama, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz, Colatina, Marilândia, Jaguaré e São Mateus estiveram presentes no Desfile, cada qual com uma apresentação cultural. O prefeito Geder Camata esteve presente assim como algumas crianças, jovens e adolescentes que fazem parte de um grupo italiano do município e mostraram toda tradição da terra através de danças, vestimentas e de sua beleza.

Localização Estratégica

De acordo com o governo do estado Linhares foi escolhida por conta de sua localização. A cidade é uma região central. Está no meio da BR 101, cortada pela rodovia, equidistante, praticamente, de Sooretama, Jaguaré, Marilândia e São Mateus ao norte; Rio Bananal, Ibiraçu, Aracruz e Colatina ao Sul; e Governador Lindenberg a oeste. Linhares é uma cidade central para todos os municípios poderem participar.

Publicado em quinta-feira, 07 de setembro de 2017