Dia Nacional de Combate ao Fumo é marcado por ações educativas nas salas de espera

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Quem vê aquela fumaça que sai do cigarro nem imagina que ela é tão tóxica e que vitima mais de 200 mil pessoas no Brasil por ano.

Para alertar a população sobre os malefícios do tabagismo a Secretaria de Saúde promoveu nesta terça-feira, 29 de agosto, ações educativas nas salas de espera da Estratégia de Saúde da Família, do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Pronto Atendimento (PA), na sede do Município.

A Secretaria de Saúde percebe que a sala de espera é um ambiente importante para a prática educativa de promoção da saúde, pois é nela que várias pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais se encontram e trocam experiências. Ocasião oportuna na qual a farmacêutica Cínthia E. Passamani Ferraço, do Programa de Controle do Tabagismo, desenvolveu a prática educativo-preventiva em saúde e cidadania, direcionada ao público que aguardava atendimento.

O trabalho de conscientização contra o tabagismo foi desenvolvido por meio da entrega de material educativo, exposição de vídeo via televisão e orientações quanto aos malefícios do fumo. Acredita-se que quem esteve lá pode se tornar um multiplicador de combate ao fumo.

Também se aproveitou a oportunidade para a divulgação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) do Município. O Programa funciona com grupos de apoio mensal e é baseado na abordagem integral do fumante, tendo como objetivo  auxiliar o participante a desenvolver habilidades para permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.

Se você é fumante ou conhece alguém que fuma, procure ou indique o Programa. A Sala de Referência do Tabagismo funciona de 07:00 hs às 13:00 hs. Parar de fumar vale muito a pena porque além de diminuir o risco de doenças, você terá mais qualidade de vida. Faça um bem para sua saúde, procure ajuda e pare de fumar!

Publicado em quinta-feira, 31 de agosto de 2017