Caminho do Seminarista atrai mais de mil andarilhos em sua 13º edição

No último sábado (26) aconteceu a 13º edição do Caminho do Seminarista entre Colatina e Marilândia. O tradicional evento tem como objetivo reforçar os aspectos históricos, culturais, sociais e humanizadores que envolvem a atividade que revive o trecho de caminhada de mais de 25 quilômetros que percorriam os antigos seminaristas da região.

O evento visa também contribuir para o resgate da história da interação do homem com a natureza, para a meditação, e fortalecimento do espírito de solidariedade entre os andarilhos.

Segundo os organizadores, iniciado pelos ex-seminaristas, o movimento fortaleceu-se e tornou-se um dinamizador do turismo na Região Noroeste. Com a participação aberta à população, andarilhos de todo o Estado do Espírito Santo e de outros Estados do país vem participando.

No último sábado aproximadamente 1200 pessoas fizeram o trajeto, e nem mesmo a chuva fina que caía no inicio da caminhada intimidou os andarilhos que estavam concentrados desde as 6 horas da manhã na praça da catedral de Colatina. Os primeiros a chegarem a Marilândia foram os ciclistas, por volta de 9:30h, os andarilhos começaram a chegar por volta de 10:30h, onde eram recebidos pelos alunos do Curso de Enfermagem da Funcab e de Fisioterapia do Unesc, para um alongamento e atendimento, caso fosse necessário.

Durante o trajeto pontos de apoio foram instalados para fornecer, água, frutas e uma ajudinha extra caso fosse necessário. Ambulâncias e ônibus das prefeituras também asseguraram o transporte dos andarilhos que necessitavam.

O Caminho do Seminarista refaz o trajeto de 25,5 km entre os municípios de Colatina e Marilândia, realizado pelos seminaristas do Seminário Imaculado Coração de Maria, nas décadas de 50 á 70. A cada Edição, aumenta o número de andarilhos vislumbrados com a beleza do trajeto, em especial pelo percurso de 14 km de estrada não pavimentada, que favorece um espetáculo de belas paisagens, num momento único e ímpar de lazer e encontro consigo e com o outro.

Em Marilândia, no Seminário Imaculado Coração de Maria foi oferecido um almoço de confraternização a preço popular. O retorno dos andarilhos para Colatina foi realizado por ônibus, oferecidos sem ônus, pelas Prefeituras.

Publicado em segunda-feira, 28 de agosto de 2017